segunda-feira, 26 de maio de 2014

Endereços de internet IPv4 poderá esgotar este ano na América Latina


A América Latina poderá ficará este ano sem endereços de internet IPv4, protocolo anterior ao iPv6, habilitado em 2012 para ampliar a quantidade de endereços digitais disponíveis no mundo, informou a autoridade regional da área.


O orgão responsável pelo registro de Endereços IPv4 para América Latina e Caribe -LACNIC-, com sede em Montevidéu, informou que a região entrou no processo de esgotamento de seus endereços da internet com protocolo versão 4, após superar os 178 milhões de registros.


Isto significa que haverá uma mudança substancial na concessão de endereços de internet na região, destacou o comunicado, com avaliações mais estritas no mundo todo, segundo o diretor executivo do LACNIC, Raul Echeberría.


Agora, o desafio é assegurar o crescimento contínuo da rede através da correta transição à versão 6 (IPv6) do protocolo da internet. 


Os países da região que receberam mais endereços IPv4 durante os 11 anos de existência da Lacnic são o Brasil, com 73 milhões, seguido do México, com 27,6 milhões. A Argentina é a terceira, com 18,3 milhões, seguida da Colômbia, com 16,3 milhões, e Chile, com 9,4 milhões.


Em 2013, aumentou 59% a quantidade de concessões de recursos IPv4 entregues a empresas e organizações da região, passando de 28 milhões em 2012 para 28,5 milhões em 2013, indicou Luisa Villa, gerente de clientes do LACNIC, citada no comunicado.


LACNIC advertiu que, neste âmbito, a necessidade de extensão do IPv6 é hoje, mais do que nunca, uma realidade inevitável e inadiável se os provedores de conectividade quiserem satisfazer a demanda de seus clientes e de novos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.